Alteração na voz e na deglutição são sinais de miastenia gravis?

Miastenia Grave Postado em 29/04/2022

A miastenia gravis pode causar dificuldades na deglutição e alterações na fala por afetar a musculatura da laringe e faringe, provocando distúrbio na voz e fala arrastada. As consequências podem ser difíceis de lidar, já que a voz é um aspecto importante nas relações interpessoais, e para muitas pessoas, também na vida profissional. Já a deglutição comprometida torna um desafio se alimentar de forma equilibrada, podendo fazer com que a pessoa tenha que recorrer a alimentos pastosos.

Por que a miastenia gravis pode afetar a voz e a deglutição?

A miastenia gravis atrapalha a comunicação entre os nervos e os músculos. Então, quando a doença se manifesta na região da orofaringe – que inclui língua, palato mole, amígdalas e toda a lateral da garganta -, ocorre a dificuldades para falar de maneira clara e também para engolir alimentos e, algumas vezes, também líquidos. Isso porque os músculos envolvidos ou perdem a força subitamente, ou não atuam como deveriam.

Quais as principais manifestações da miastenia na voz e na deglutição e como é feito o tratamento?

As principais manifestações da miastenia gravis na voz e na deglutição, são as seguintes:

  • Voz – as alterações na fala que a miastenia gravis pode provocar são a disartria, que é quando o paciente não consegue mais articular as palavras usando os músculos da face e da boca e falha em criar frases com coerências; e também a disfonia, um distúrbio na voz que faz com o que o som saia com rouquidão e diferença de altura tonal.
  • Deglutição – o grau de dificuldade de deglutição pode ir desde um leve desconforto ao engolir até a sensação de garganta bloqueada completamente.

O tratamento das alterações na fala provocados pela miastenia é individualizado e baseado na gravidade do problema. Terapia medicamentosa geralmente é receitada e outras abordagens podem envolver sessões com um fonoaudiólogo e exercícios de fortalecimento. No entanto, os exercícios não são indicados durante uma crise miastênica ou serem realizados de forma muito intensa.

Assim como no caso dos problemas de voz, o tratamento para deglutição deve ser prescrito de acordo com as características específicas de cada paciente, podendo incluir remédios e exercícios.

Outros sintomas de miastenia gravis

Além da dificuldade para engolir e os problemas na voz, os pacientes com miastenia gravis podem sentir:

  • Fraqueza nas pernas e braços, especialmente após esforço físico (que não precisa ser intenso);
  • Ptose (pálpebras caídas); 
  • Alterações de visão, incluindo visão dupla ou borrada; 
  • Dificuldade para falar e/ou mastigar, como citado acima; 
  • Fadiga excessiva que impede a pessoa de realizar suas atividades rotineiras; 
  • Voz anasalada e que se manifesta em diferentes tons;
  • Regurgitação de líquidos e sólidos pelo nariz;
  • Dificuldade para respirar.

Além da miastenia gravis, existem doenças que também podem causar alteração na voz e na deglutição?

Outros problemas de saúde podem causar os sintomas de alteração na voz e dificuldade em deglutir, como os seguintes:

  • AVC, que é o acidente vascular cerebral;
  • Doença de Parkinson;
  • Doença de Alzheimer, em fase moderada;
  • Esclerose múltipla;
  • Doença de Huntington.

O diagnóstico de miastenia gravis é feito a partir de dados clínicos, laboratoriais e eletrofisiológicos. Somente a partir disso o especialista poderá confirmar a presença da doença e encaminhar o paciente para um tratamento adequado, que deverá diminuir os incômodos e melhorar sua qualidade de vida.

É possível fazer o diagnóstico em hospitais particulares ou públicos. Em 2021, um novo exame para diagnosticar a miastenia gravis foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se do exame de dosagem de anticorpo antirreceptor de acetilcolina (anti-AChR), para o diagnóstico da doença.

Conteúdos relacionados

Referências


Cadastre-se e conheça mais sobre a Miastenia Grave.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja nossa Política.

OK